10 Aplicação Web com VRaptor 4 – Trabalhando com a View: Introdução

Lambda, Lambda, Lambda meus amigos. Finalmente é chegado o grande momento! Vamos dar início ao desenvolvimento da nossa View, este post será introdutório, vou explicar o que você terá de ter instalado, o que vamos usar etc.

Mas antes de começarmos, vamos aos recadinhos e patrocinadores. Já estamos trabalhando no nosso projeto, caso tenha caído neste tutorial acidentalmente, pode ver a lista dos episódios anteriores na introdução que fiz para estes posts. E lembre-se, você pode e deve acompanhar os códigos pelo meu github, segue o link ai em baixo:

https://github.com/pedro-hos/aprendendo-vraptor

Bom pessoal para seguir nesta nova etapa, você terá que ter instalado:

  1. Python 2.7: Porque diabos o python esta aqui? eu te explico meu jovem padawan. Iremos rodar um servidorzinho python, para facilitar a vida. Poderíamos usar o Grunt? Sim poderíamos, mas não vamos usar. A instalação é bem simples
  2. Node JS: Sim, vamos usar o Node para instalar o bower etc, então temos, por tabela que usar o node. A instalação é bem simples, só entrar no site deles e seguir as instruções.
  3. Bower: Vamos usar o bower para gerenciar nossas dependências, então temos que instalá-lo. Coisa bem simples, desde que você tenha instalado o Node, basta rodar o comando: npm install -g bower no terminal e já era.
  4. Angular: Não tem nada para instalar aqui, mas vamos usar o Angular, aliás, ele é nosso protagonista daqui né meow.
  5. Bootstrap: Nada para instalar aqui também, mas se liga, eu não sou designer. Então, para facilitar nossa vida, vamos usar e abusar de coisas prontas. Se tiver dúvidas de como usar os componentes, css, etc do bootstrap. Só entrar no site deles, lá tem tudo.

Notas:

¹ Galera, como disse, essa aplicação é bem simples, se fosse algo em produção teria que ser melhor estudado alguns aspectos, como segurança, UX etc.

² O tio Pedro, não vai explicar HTML, nem CSS, vou só jogar o código aqui para ser copiado.

Era isso, logo saí mais post, estamos a todo vapor aqui \o/ Qualquer dúvida, sugestão você pode guardar no seu coraçãozinho deixar nos comentários, será um prazer ajudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s