Um pouco de História: Java

No ano de 1991 a linguagem de programação, que hoje conhecemos por Java, dava seus primeiros passos. Ainda com o nome de Green Project, a linguagem seria batizada de Java apenas em 1995, 4 anos após sua criação.

A princípio, a intenção dos mentores da linguagem, James Gosling, Patrick Naughton e Mike Sheridan, não era a de criar uma nova linguagem de programação, mas sim de criar, o que acreditavam ser o futuro do mundo digital, onde a tecnologia estaria dentro dos lares, no dia-a-dia do cidadão. Em suma, o Green Project tinha a intenção de criar aplicativos que pudessem ser usados em conjuntos com os equipamentos e eletrodomésticos usados pelas pessoas.

Duke

Para colocar em Prática essa ideia e provar o potencial do projeto, um grupo de 13 programadores  liderados James Gosling, trabalharam arduamente durante 18 meses, até que no verão de 1992 foi lança o primeiro protótipo do Green Project, denominado de *7 (“StarSeven”), que era um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen, que podia controlar diversos equipamentos, dispositivos e aplicações, na mesma época foi criado o tão famoso entre os programadores,  o Duke, um mascote que tinha a função de ajudar o usuário a operar o *7.  Para o *7, James Gosling especificou uma nova linguagem de programação batizada de “Oak”, que quer dizer carvalho, uma árvore que ele podia observar quando olhava pela sua janela.

O único problema do projeto *7 era o fato dele estar muito a frente da realidade da época. A primeira aplicação do *7 foi a demo MovieWood, onde o ideia seria controlar televisão e vídeo por demanda.  Segundo o site JavaFree: “A idéia que o * 7 tentava vender, hoje já é realidade em programas interativos e também na televisão digital. Permitir ao telespectador interagir com a emissora e com a programação em uma grande rede cabos, era algo muito visionário e estava muito longe do que as empresas de TV a cabo tinham capacidade de entender e comprar. A idéia certa, na época errada.”

Mas, para sorte de James Gosling e toda sua equipe, o estopim da internet não demoraria a acontece, e quanto perceberam uma grande rede interativa tinha sido criada. E, como em um passe de mágica, não era mais necessário construir a infra-estrutura para a rede, ela simplesmente estava lá. Gosling foi incumbido de adaptar o Oak para a Internet e em janeiro 1995 foi lançada uma nova versão do Oak que foi rebatizada para Java, que tinha a função de dispositivos heterogêneos, uma das principais característica da tecnologia Java.

Desde então, a Linguagem java vem tomando cada vez mais espaço, sendo adotada por diversas empresas, de pequeno médio e grande porte, oferecendo suporte e correspondendo a todas as expectativas. “Java tornou-se popular pelo seu uso na Internet e hoje possui seu ambiente de execução presente em web browsers, mainframes, SOs, celulares, palmtops e cartões inteligentes, entre outros.” (JavaFree).

Hoje, segundo uma pesquisa realizado pelo site TIOBE em Janeiro de 2012, a tecnologia java é a mais usada, seguido pelas linguagens C e C#, como mostrado abaixo:

O site TIOBE, possui um gráfico bem interessante que nos mostra a evolução não só da tecnologia java, mas de outras também.

Em suma, a Linguagem vem crescendo ao longo dos anos. Em 2009, a Oracle comprou a empresa Sun Microsystems, e vem desde então lançando novos tecnologias em conjunto com java, como exemplo temos o Java 7 e o JavaFX 2.0.

Para conhecer mais da história e saber mais sobre Java veja o vídeo: A Brief History of Java and JDBC e Profissao Java – A Era da participação.

Existe também alguns Fórum e Grupos para aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos em Java: JavaFree.orgGUJ e JUG-Vale.

E também alguns cursos: Globalcode e Caelum.

Bom, é isso, espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s