Trabalhando com Hibernate – Parte 01 Introdução

O Hibernate é um framework Open Source, que realiza o Mapeamento Objeto-Relacional em Java (ORM), com ele o programador não precisa se preocupar, e perder tempo codificando os comandos em SQL, já que o Hibernate fará todo esse trabalho de persistência.

O Hibernate teve como seu mentor Gavin King, mas recentemente se juntou ao JBoss Group e agora os criadores trabalham como desenvolvedores profissionais de código Open Source.

Sua principal característica é a transformação das classes em Java para tabelas de dados. O Hibernate gera as chamadas SQL e libera o desenvolvedor do trabalho manual da conversão dos dados resultante, mantendo o programa portável para quaisquer bancos de dados SQL, porém causando um pequeno aumento no tempo de execução.

A ferramenta (Hibernate) possui sua própria linguagem SQL, denominada HQL, que significa: Hibernate Query Language. O Hibernate não se restringe em apenas criar e mapear o SQL, mas também proporciona a consulta de dados e facilita a sua recuperação, reduzindo assim, significamente o tempo de desenvolvimento, já que não é necessário criar o SQL.

Segundo a própria documentação do Hibernate, a sua maior meta é aliviar o desenvolvedor em 95% dos trabalhos relacionados a persistência. O Hibernate talvez não seja a melhor solução para as aplicações centradas em dados, das quais apenas usam procedimentos armazenados para a implementação das lógicas comerciais no banco de dados.

O Hibernate está hoje na sua versão 4.X, e é muito utilizada em ambientes Java, existe também o NHibernate que é usado em ambiantes .Net e possui as mesmas funcionalidades. O site JavaFree, possui uma entrevista com Gavin King, o criador do Hibernate, vale a pena dar uma olhada.

Pedro HOS

———–

Fontes:

Documentação do Hibernate

Apostila FJ-21 da Caellum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s