O que é o JavaFX 2.0?

Este texto tem como base a documentação em inglês da Oracle sobre o JavaFX, estas informações podem ser encontradas Neste Link.

JavaFX é uma evolução da plataforma cliente do Java, ela é designada para criar aplicativos RIAs (Rich Internet Application ou Aplicações ricas para internet), que podem ser utilizados em Multiplataformas.

Em 2007 a Oracle lançou a primeira versão do JavaFX utilizando uma linguagem separada ao Java, o JavaFX Script, porém em 2010 ocorreu o anúncio da descontinuidade desta linguagem. Agora na versão 2.0, o JavaFX utiliza Java como linguagem de programação.

Sendo uma API de alto desempenho, o JavaFX facilita o desenvolvimento de aplicações ricas em Interfaces Gráficas, além de oferecer um mecanismo que simplifica o desenvolvimento de aplicações que utilizam conteúdos multimídia.

Características do JavaFX:

  • Você pode usar o mesmo editor ou ferramentas que já utiliza para programar em Java.
  • O JavaFX possue um novo motor gráfico para lidar com CPUs modernas, além de oferecer aceleração de hardware, o “Prism”, com este motor gráfico as modernas interfaces gráficas além de bonitas e suaves, ficam mais rápidas!
  • FXML, baseada em XML esta nova linguagem de marcação declarativa permite modelar a interface gráfica da aplicação! 😀 o javaFX também permite usar CSS nesta modelagem.
  • Possui uma documentação muito bem feita! Disponível aqui

Veja mais detalhes sobre a arquitetura do JavaFX Aqui.

Neste Link você encontra diversos exemplos incríveis do que pode ser feito utilizando o JavaFX! Emoção mesmo é abrir o arquivo “Ensemble.jar” e poder apreciar todo o poder desta obra prima!! (momento emocionado *-* HSUAHSUAHS).

Brincadeiras a parte 😛 este arquivo de exemplo me deixou de queixo caído! A riqueza de detalhes da Interface Gráfica e todo o poder do javaFX em ação realmente me motivou a aprender mais sobre esta tecnologia! E por este motivo que criei uma série de tutoriais que pode ser visto na sessão de JavaFX do nosso Blog.

Gostou? Que tal começarmos com a Instalação do JavaFX e Como criar o seu primeiro aplicativo em JavaFX. Existe também o primeiro e único livro sobre JavaFX em português, do meu amigo Bruno Oliveira. E também o Blog Aprendendo JavaFX, do querido William Siqueira.

Fontes: http://docs.oracle.com/javafx/2.0/overview/jfxpub-overview.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s